segunda-feira, 30 de maio de 2011

De Divinópolis

A primeira vez que a vi foi no ABC ali da Vinte e Um de Abril. Eu estava ali comprando um pouco de cotidiano e entrei na prateleira de suco. O ABC é o maior supermercado de Divinópolis, onde vai todo mundo: os poetas, as donas de casa, os garotos a mando das mães. Os mendigos até vão, mas nunca os deixam entrar, então eles ficam do lado de fora pedindo esmola. E lá na prateleira de suco tava ela, comprando suco no cotidiano divinopolitano.
De suco eu entendo. De comprar suco quando bate o primeiro sinal da Rede, avisando que são onze horas. Aí minha mãe grita: menino, vai no ABC comprar as coisa pro almoço!
Tem dia que dá uma saudade de Divinópolis. Até mesmo de ir no ABC, e olha que tudo lá é bem caro, devido ao monopólio. Dizem que ultimamente até baratearam os preços, por conta de um supermercado novo que vem adentrando aos poucos na cidade. O problema é que é um supermercado de fora e no fundo acho melhor pagar mais caro e dar um pouco de emprego pra minha gente.
Mentira, eu prefiro pagar mais barato mesmo.

Voltando ao dia do suco, do ABC e essas coisas, confesso que na hora me deu uma vontade danada de perguntar se ela queria ajuda porque não é qualquer um que escolhe bem os sucos. Aí eu penso, imagina ela aqui do meu lado agora e falando: "Quer ajuda pra escrever aí?" Então foi melhor ter me recolhido a minha falta de lirismo e não ter falado nada mesmo.
Se bem que às vezes eu penso de quando eu vou na prateleira das verduras e as donas me ajudam a escolher as coisas. "Menino, olha bem a ponta do quiabo: só compra se ela quebrar facinho". Odeio quiabo, mas adoro quando as donas vem falando essas coisas pra mim. Nunca se sabe das revoluções que a vida dá, e vai que eu passo a gostar de quiabo?
Por enquanto ainda não gosto de quiabo, mas nunca mais consegui comprar suco sem lembrar de poesia.

2 comentários:

  1. Hum, sabendo quem é ela fica ainda melhor...

    adorei e não é pq vc é vc e não é mais ninguém, hahahah

    beijo

    ResponderExcluir
  2. e ela realmente existe, a saudade da rotina.....

    ResponderExcluir