sexta-feira, 22 de julho de 2011

Palavrada

"Há muitas maneiras sérias de não dizer nada, mas só a poesia é verdadeira."

Manoel de Barros

1- Palavra, coisa besta que não basta. (Nem pros bastardos)

Palavra pra nome nem falo. Não nomeio: não falho.

Deslimito.

Palavra pra mim gosta de poesia.

Todas as coisas poderiam falar por mim. Mas só dou liberdade pras que falam em poesia.

Eu dou poesia.

Poesia é a arte da liberdade. Vem direto do nada rumo a lugar nenhum.

Dá voltas e voltas por aí. Nem precisava, pois é onipresente. Mas passeia só de passeio. Só de poesia.

Se confunde com nuvens (expansão de pássaros).

Se confunde com o nu.

Em mim só confunde.

2- Não confunda essa confissão com confusão.

3- Liberdade é a voz da alma desterrada. Eu grito!

Alguém escuta?

Aí que tá a coisa:

A palavra me tem por completo porque é cúmplice da minha incomplitude.

4 comentários:

  1. "...Palavra dócil
    Palavra d'agua pra qualquer moldura
    Que se acomoda em balde, em verso, em mágoa
    Qualquer feição de se manter palavra

    Palavra minha
    Matéria, minha criatura, palavra
    Que me conduz
    Mudo
    E que me escreve desatento, palavra...

    Palavra boa
    Não de fazer literatura, palavra
    Mas de habitar
    Fundo
    O coração do pensamento, palavra."

    Chico Buarque

    ResponderExcluir
  2. A palavra diz sobre tudo, embora não diga nada do real. Porque "real" é também uma palavra e tudo é invenção. A palavra poética também não diz nada, mas inventa beleza. Ou não?

    E esse visual de D2? Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Eta palavraiada!!!! Bela palavras, termo tão genérico e que (voce gostando ou não disso) nomeia tanta coisa!

    Só não sei se a Liberdade anda tão de mãos dadas com a Poesia, com as palavras...
    Palavra esmurra a face, espanca a alma... ou será que não? Será um engano meu? Será a palavra liberta assim como voce diz? Ou seria ela libertina? Ou os dois?


    Abraço rapaz!!
    belo post!!

    ResponderExcluir