domingo, 28 de novembro de 2010

Notas sobre a (minha) felicidade

Há felicidade por todos os lugares. Nos parques, nas praças, nos lagos de carpas, nos livros que leio e no que eu pareço ser.

Mas a minha ainda não anda por aí. Por falsidade ideológica, ou por sempre saber onde pode me encontrar. A minha felicidade não sai comigo nas noites de sexta. Recusa meus telefonemas aos sábados e assim como eu, prefere não sair aos domingos.

Eu, que nunca fui tirano, tenho uma felicidade autônoma. Trabalha por si e prefere sair por aí sozinha ou má acompanhada. Então aproveita-se disso para se repartir. Enganando a si mesma como boa samaritana, tenta justificar seu compartilhamento infantil e egoísta. Faz a alegria de meia dúzia de pessoas após algumas doses de álcool. Então se aproveitam da minha felicidade. Por alguns poucos minutos e por quanto mais tempo a memória e o orgulho for capaz de sustentar. Mas ela foi feita pra mim, sobre medida. Os outros que arranjem as suas. Toda admiração alheia sobre a minha felicidade será superficial e efêmera.

Minha felicidade ainda me cumprimenta nas ruas. Faz questão de mostrar que ainda está lá. Cada centímetro e cada minuto longe dela me faz matéria-prima e refém de instintos animais demais ou humanos demais.
Procuro aceitar. Procuro não te procurar. Nenhuma felicidade é tão simples quanto na minha imaginação. Por que a minha haveria de ser?

Vá, minha felicidade. Dê suas voltas sem coleira. Tome cuidado com os estranhos. Leve seu casaco, o mundo lá fora pode ser frio. E não se esqueça que a porta dos fundos estará sempre aberta, caso você resolva voltar.

3 comentários:

  1. Não se preocupe - o bom filho ao lar retorna.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. O bom filho, quando sai de casa, se torna um mal filho e pode até voltar, só que diferente. hahaha

    Então, Igor...eu tive que ler 3 vezes pra entender a "essência" da coisa, se é que eu a entendi corretamente. Acho que vc pode escrever um livro. haha
    Porque consegue fazer coisas ruins (se é que é uma coisa ruim mesmo) virar textos bem construídos.

    ResponderExcluir
  3. Eu gosto muito desse texto seu!
    desde que descobri ele,tenho voltado sempre pra ler!
    to com saudade,não dos textos,de vocÊ!!haha

    Beijos

    ResponderExcluir